ENV-002W – Instalando o JDK no Windows

Publicado: 17/01/2014 por Ari Cesar em Básico, java
Tags:, , ,

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje irei escrever sobre a a instalação do JDK no Window$. Caso você não saiba o que é o JDK te convido a ler o post ENV-006 – Conheçendo a JDK.

JDK

Para fazer a instalação do JDK é necessário realizar o download no site da Oracle. Aconselho que sempre seja feito o download da ultima versão do JDK, pois assim terá as novidades da linguagem e correções/melhorias realizadas em cima da JVM. Como não precisamos de uma Magnum para matar uma mosca, iremos baixar o JSE ( nesse caso a nossa Magnum é conhecida como JEE e em outro post falaremos de suas diferenças). Para facilitar, segue o link para download .

Feito as devidas chatices tratativas para baixar o JDK iremos agora fazer a instalação dele.

Instalando o JDK

Bem, agora vamos para o que interessa:

  • Vá até a pasta onde foi realizado o download do JDK e de dois cliques sobre dele. O teu Window$ vai te fazer uma pergunta inteligentíssima querendo saber se você realmente quer executar esse aplicativo. Clique no botão sim (yes) e vamos adiante.
  • Agora que você ajudou o Window$ e fez o favor de confirmar que deseja realmente executar o programa, verá a uma tela igual ou muito semelhante a de abaixo. Clique em next e vamos continuar com a brincadeira.
Tela principal para instalação do JDK.

Tela principal para instalação do JDK.

  1. Feito isso teremos uma tela igual ou muito semelhante a de baixo. Essa tela é interessante pois nos possibilita escolher se queremos instalar o JDK com o código fonte e javadoc (Source code), se queremos instalar a JRE da versão do instalador ( Public JRE) ou se queremos alterar o local da instalação do JDK (change). Nessa tela aconselho a ir direto para o next e não se preocupar com esses detalhes.
Configurações de instalação do java

Configurações de instalação do java

Algo bem importante: Como pode ter observado não comentamos sobre Development tools. Isso foi de propósito pois não temos como remover ele já que ele é JDK.

Algo importante: JRE significa Java Runtime Environment e é utilizado para rodar aplicações java em seu computador como por exemplo aquelas de sites de banco.

Algo um pouco menos importante: Não se preocupe caso você não saiba o que é um javadoc, source code. Você pode ler o nosso post ENV-007 – JavaDocs para que servem e saber mais sobre esses dois itens mencionados.

  1. Clicando em next você verá o JDK ser instalado em seu computador. Se tudo der certo aparecerá uma tela igual ou parecida com a de baixo.
Tela confirmando que a nstalação foi realizada com sucesso.

Tela confirmando que a nstalação foi realizada com sucesso.

Feito isso você tem a JDK em sua maquina e pode iniciar o desenvolvimento de seus aplicativos.

Para fazer a compilação via prompt aconselho dar uma passada no post ENV-001W – Variáveis de ambiente em Windows .

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s