JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH. O que são, para que servem e como configura-los.

Publicado: 11/01/2010 por Ari Cesar Amaral Scholze em Básico, java
Tags:, , , ,

Olá Pessoal, tudo bem?

Esse post foi quebrado em outros posts para assim diminuir o tamanho e facilitar o entendimento de quem estiver lendo.

Segue abaixo os links para os posts.

ENV-001 – Variáveis de ambiente : Apresentação do conceito de variáveis de ambiente.

ENV-003 – Variáveis de ambiente Java: JAVA_HOME, CLASSPATH : Apresenta o conceito das variáveis de ambiente do Java. Esse post não ensina como configura-las.

ENV-001W – Variáveis de ambiente em Windows : Ensina como configurar as variáveis de ambiente no Windows ( traduzindo, como compilar no prompt utilizando o javac e o java).

ENV-001L – Variáveis de ambiente em Linux : Ensina como configurar as variáveis de ambiente no Linux ( idem ao anterior, mas para o terminal do Linux).

Abraço e até a próxima.

Comentários
  1. Eduardo Vieira disse:

    Fala Ari, beleza?

    A gente lembra bem de como um tutorial desse faz falta na época que tava aprendendo hein heueheuheu

    Valeu por linkar meu blog, vou continuar acompanhado o seu ae tbm!

    Abraços

    • Ari Cesar Amaral disse:

      Puxa, nem me fala. Quantas vezes quebrei a cabeça com diversos tutoriais que ensinavam mas não funcionavam…. Agora tá de barbada para todos os que querem fazer funcionar de forma correta.
      De nada. Vou acompanhando tb o teu.

      Valeu

  2. Uandisson disse:

    E chato quando você baixa um tutorial. que não tem os fontes, não funciona , fora outras coisas!

    Ari Cesar Amaral é um prazer fazer parceria com você estarei acompanhando!
    Qualquer coisa estamos ai!!

    e com sua permissão quero referenciar esse post seu lá no meu Blog! Pode ser?
    vlw
    abs

  3. Rony disse:

    Muuuito bom esse tutorial. Agora eu sei realmente o que significa PATH, CLASSPATH e JAVA_HOME. Vlw aí!!!

  4. edson disse:

    Puxa vida. Isso que eu chamo de tutorial!!
    parabéns, perfeito.
    Sou iniciante e aprendi muito só nesta página.
    Se tiver alguma coisa parecida para configurar o Eclipse poderia me indicar?

    Grato
    Edson

  5. Helder disse:

    Sinceramente, muito explicativo o tutorial, mais não sei o que acontece que para mim não funcionou, vistei milhares de site para achar o correto e a maneira que funcionou aqui foi a seguinte para caso tenha alguém passado pelo mesmo problema:

    CLASSPATH: .;JAVA_HOME

    JAVA_HOME: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_20

    PATH: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_20\bin

    De qualquer forma, agradeço muito ao Ari, pelo belo trabalho, abraços….

  6. Inaldo disse:

    Muito bom. agradecido pela explicação…estava quebrando a cabeça.Ele foi direto ao assunto sem enrolação. Parabens

  7. YT disse:

    Antes de ler este tutorial, eu estava seguindo outros e já tinha clicado no botão “Novo” onde eu não deveria clicar, só não adicionei nada pois o tutorial era antigo e eu queria uma outra referência que fosse atual, para saber se isso ainda era necessário para a minha versão (JDK 6u20). Você, que explicou detalhadamente, e a cada termo técnico fez uma auto-explicação, eu que sou leigo.. entendi tudo o que você escreveu neste tutorial. Obrigado e continue assim!

  8. Carol disse:

    Muito bom! tá de parabéns! adorei o blog todo!

  9. Thiago disse:

    Muito direto e suscinto seu artigo. Parabéns pela ótima e simplista iniciativa.

  10. bunomonteiro disse:

    Boa cara, bem esclarecedor.

  11. Kaleb disse:

    dificilmente comento em blogs, mais puta que pariu, o seu tutorial foi perfeito brother, VLW!!!!!

  12. Eides V Faria disse:

    Valeu! Parabéns pelo artigo. Muito objetivo! funcionou na primeira…

  13. André disse:

    Parabéns pelo tutorial. Deixou claro os conceitos de PATH, CLASSPATH E JAVA_HOME e a explicação sobre a configuração ficou 10. Vlw

  14. Jonata Paulino disse:

    Poxa cara, muito bom mesmo….
    Muitos tutoriais por ai ensinam, mas este foi um dos melhores…
    Parabéns”!!!

  15. claudemir disse:

    Tenho um ano e meio de experiência trabalhando com java, e sinceramente já li muitas coisas a respeito disso e nunca foi tão claro como nesse tutorial, parabéns pela didática pela ilustração clara com imagens… enfim um show de bola…

  16. Felipe Marinzeck disse:

    Show de Bola!!!
    Funcionou 100% cara, Obrigado!

  17. Carlos disse:

    Tava arrancando os cabelos aqui. É ruim demais quando começo a ficar inquieto, cheio de janelas abertas e páginas diferentes sem conseguir alguma resposta que me ajudasse; mas finalmente cheguei na sua página!! Alívio. Vou favoritar ela para quando eu tiver meus momentos de “muito doido”.

    Obrigado pela ajuda. Abraço!

  18. Walterlandy disse:

    o que foi que eu errei no path ? Estou estranhando o QuickTime. O que ele ta fazendo aí ???
    %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;D:\Arquivos de programas\QuickTime\QTSystem\;%JAVA_HOME%\bin

    • Ari Cesar disse:

      Olá Walter!

      Tu verificou se o teu java home tá direcionando para a tua pasta do JDK? Tu chegou a colocar as informações da lib e bin conforme o exemplo da imagem 6?
      Dá uma verificada nisso, porque ai deve tá o problema.
      Não te preocupa em ter o quickTime no Path. Isso foi colocado ai quando tu fez a instalação do aplicativo.

      Qualquer coisas tamos ai

  19. Caio disse:

    Sensacional, didático e completo, antes de fazer as coisas é importante entender como elas funcionam, muito obrigado

  20. Richard disse:

    Hoje começo em java, e não tive muitos problemas graças a você. Obrigado cara.

  21. David Lima disse:

    Olá !
    Esse turorial serve para o win 7 profissional ?

  22. Elmo disse:

    Excelente tutorial salvo minha vida cara

  23. Wesley Pardim disse:

    Cara obrigadão conseguir , os comando estao tudo certinho, o único problema é que nao to conseguindo compilar os códigos pelo cmd feitos no bloco de notas, Obrigado

    • Ari Cesar disse:

      Olá Wesley

      O que apareceu quando tu abriu o prompt e executou o comando “javac”? Se ele trouxe um monte de informação quer dizer que tá tudo ok para compilar, caso contrário ele não tá com o caminho certo no path. Qual a msg de erro que tá dando para ti?
      No aguardo.

  24. Wanderson disse:

    Olá Ari beleza? Gostei e muito do tutorial, mas gostaria de fazer uma ressalva, atualmente estou utilisando a versão do JDK que é jdk1.7.0_01 e reparei que para chamar o JAR da “Ferramenta de Política” não preciso por “jpolicytool” e sim somente “policytool”, me confundi e ja achei que tinha feito tudo errado, mas reparei que no começo do tutorial você colocou “policytool” então dei o comando via prompt e tudo bem, abriu numa boa a “Ferramenta de Política”, brigadão pelo TUTORIAL, e fica a dica para o pessoal não se confundir também.

    • Ari Cesar disse:

      Opa Wandeson, valeu pela dica.

      Esse tutorial foi feito a uns 3 anos atrás, então pode ter mudado algum detalhe como esse que tu comentou. Vou dá uma analisada no tutorial e ver o que mudou para a jdk 1.7.

      Abraço.

  25. Aldinei disse:

    boa tarde, aqui nem tenho instalado o jdk, e para a aplicacao License Server da Totvs funcionar tem que colocar java_home=C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\JAVA\JRE6, isso nao bate com o que vc falou no começo do tutorial. obrigado.

    • Ari Cesar disse:

      Olá Aldinei, tudo bem?

      Interessante essa tua afirmação. Como a sigla mesma diz, JDK é o kit de desenvolvimento java e dentro dele tem todas as “ferramentas” para se desenvolver em Java. Até agora eu não conheço nenhuma IDE que não precise de JDK. Se tentar utilizar o Netbeans, JDeveloper, Eclipse, Red Hat Developer Studio tu vai perceber que eles irão precisar da JDK par compilar e executar os códigos que foram desenvolvidos. Isso vale mais ainda para quem compila na “unha” pois vai ter que digitar javac para compilar e java para executar o código.

      Tenta descobrir onde que fica o javac dele e depois me reponde aqui.

      Abraço.

      • Aldinei disse:

        bom dia, ainda nao consegui convencer a Totvs de que nao precisa dessa variavel java_home, pelo que percebi eles estao usando ela para chegar até o java.exe, mas é dispensavel, ja que ao instalar o JRE ele joga uma copia do java.exe no %windir%\system32 dai automaticamente fica na path do ambiente.

  26. ptcmariano disse:

    Reblogged this on new Blog();e comentado:
    Excelent tutorial para definir class path no windows

  27. Giordano Silva disse:

    tutorial pauleira doooooooooooido!!!!!!!!!!

    acabou com uma agonia de 4 dias .

    gostaria de dizer muito obrigado a quem escreveu
    Thanks…

  28. adilson disse:

    cara, excelente, se todos compartilhássem o que sabem, dessa forma, explicando passo a passo, o mundo seria outro. Parabéns…Obrigado

  29. Criatian Pimentel disse:

    Meus parabens, andei muito no google, mas somente aqui encontrei uma perfeita explicação sobre isto, continue assim, você esta de parabens

  30. Patrick disse:

    Valeu mesmo, cara. Só tinha encontrado tutorial merda. Funcionou direitinho aqui. Agora é começar a estudar Java.

    Abraços.

    P.s.: seguir-ei seu blog com certeza. Valeu ae.

  31. Durval disse:

    Valeu! gostei…estava quebrando a cabeça nas variaveis e o tuto salvou o dia…valeu!

  32. Rodrigo Rusev Vasconcelos disse:

    A melhor didática encontrada sobre como definir a variável JAVA_HOME no Windows, uma vez que muitos definem ela como variável de usuário, o que não dá certo.

  33. stephany souza disse:

    Parabéns :) Estou no segundo ano da faculdade e posso dizer que esse tutorial é 10!!!!!!
    Já favoritei :) muito obrigada.
    Beijos :)

  34. Alex J Tibes disse:

    Parabéns pela elaboração do artigo, fico ótimo de ser entendido, objetivo e de muito bem distribuído.
    Obrigado pela ajuda.

  35. Cara, muito obrigado, esse post foi a grande sacada. Abraços TKS

  36. Walter disse:

    Orra cara, brigadão! Me ajudou bastante, valeu!

  37. Everton Farias disse:

    Fala Ari, vi o seu tutorial e estou com uma duvida semelhante ao que voce fez aqui. Estou compilando algumas classes dinamicamente e via código com o JavaCompiler, porém eu estou precisando carregar arquivos .jar, também dinamicamente, voce sabe de alguma forma que eu possa inserir bibliotecas .jar dinamicamente via código no classpath?

  38. Rodinei disse:

    Olá, boa noite, gostaria de agradecer pela bondade em dedicar seu tempo para nos ajudar. Depois de quebrar muito a cabeça, consegui fazer funcionar, no meu caso demorou cair a ficha que a variável de ambiente JAVA_HOJE e CLASSPATH devem ser criadas e a PATH que já existe somente editada. Mesmo assim após descobrir isso pra mim só funcionou após colocar o caminho completo mesmo do classpath no meu caso ficou assim >> JAVA_HOME C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_21 <> C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_21\lib;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_21\jre\lib <> ;%JAVA_HOME%\bin << estou iniciando agora e confesso a vocês que se não fosse tão teimoso tinha desistido. Espero que esse comentário também ajude alguém e mais uma vez obrigado ao mestre!

  39. Ikaro Bruno disse:

    Não entendi o ultimo passo, a linha de comando deve ficar a onde e tem alguma diferença se o valor da variável esta completamente diferente do seu ? :P

    • Ari Cesar disse:

      Opa!

      A linha de comando deve ficar no path nas variáveis de sistemas. Quanto a outra dúvida, o valor difere de onde você instalou o java. O padrão é no arquivos de programa (win 32 bits) e se não me engano no arquivos de programa x64 para win 64 bits.

      Qualquer coisa tamos ai.

  40. crsitan doug disse:

    caramba eu tava quebrando a cabeça…ja quase desistindo quando encontrei esse site.
    uffa obrigado mesmo me ajudou e muito resolvi meu problema em 30 sigudinhos.

  41. Derso disse:

    Cara,

    Muito obrigado, te devo uma cerveja artesanal!

    estou aprendendo Java e tudo vinha rodando sem problemas até que semanas atrás tive que formatar minha máquina e com isso reinstalar o jdk.
    Após a reinstalação, não consiguia compilar nada via linha de comando, mas conseguia executar qualquer .class
    Passei os últimos dias vasculhando muitos (muitos mesmo) fóruns e sites gringos e nada de encontrar a resposta, nada resolveu meu problema até eu encontrar esse tutorial (a prova de erros) bom para pessoas que não são da área de TI (como eu).

    Mais uma vez obrigado. =D

    abraço

  42. Rapaz estava com um problema no compilador do Java pelo dos e realmente era a configuração das variáveis mesmo nesse caso do sistema e além do mais ainda tem um contexto explicando certinho o significado de cada funcionalidade parabéns mesmo blog foi muito útil a mim.

  43. Rafael - RS disse:

    Parabéns! Me ajudou muito este tutorial.
    Rafael

  44. Pedro lucas disse:

    Cara valeu msm,

    Muito fácil de entender, muito bem explicado.

    Muito Obrigado !!!

  45. Erivelton disse:

    Boa noite

    Obrigado, meu ajudou bastante. Continue assim

  46. Parabéns pelo tutorial! :)

  47. Amigo muito obrigado mesmo estou a três dias tentando que o javac funcione e nenhum resposta funcionou o seu tutorial foi perfeito e além do mais mais instrutivo pois sou um mero principiante e curioso. Nota 10!!!!

  48. Muito bom! Meu ajudou muito. Não estava consigo abrir os comandos java pelo MS DOS nem compilar pelo javac e agora ta tudo funcionando.

  49. Danilo disse:

    Muito bom. Obrigado.

  50. Natasha disse:

    Putz! Muito boa a dica, obrigada.

Deixe uma resposta

